A exposição “Povos Indígenas no Norte do Paraná”, que remete à riqueza das culturas Kaingang, Guarani e Xetá, já pode ser conferida no Museu Histórico de Londrina (Estado PR). Fotos, documentos e desenhos estarão expostos na Sala de Mostra Temporária desde ontem (28).
A exposição toma como marco inicial o século XVI, com a chegada dos europeus e o início do contato e das trocas culturais na região, apesar dos indícios arqueológicos da presença de seus ancestrais há milhares de anos.
Na visita ao Museu na cidade de Londrina, o visitante terá a oportunidade de pensar a trajetória dos diferentes grupos indígenas, de reconhecer o respeito a diferentes tradições e perceber que a herança cultural indígena é essencial para a diversidade brasileira.
A exposição trará ainda, desenhos infantis expressando uma visão de mundo e consciência de si, que retratam asexperiências vivenciadas pelas crianças que iniciam seu processo de inserção na cultura comunitária.
Os problemas enfrentados pelos povos indígenas com relação à ocupação territorial também estarão representados através de fotos e documentos não só de estudiosos mas também, pelos próprios registros na luta por direitos de território e defesa da cultura.
Fonte: O Diário