Teatro é o nome dado hoje aos locais onde há apresentações de peças teatrais, musicais e outras formas de arte. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta.
O termo, no entanto, vem desde a Grécia Antiga e significava as apresentações de histórias de tragédia e drama interpretadas pelos gregos. Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças.
Existem muitos gêneros de teatro, dentre os quais destacam-se: auto, comédia, drama, fantoche, ópera, musical, revista, tragédia, tragicomédia.
A implantação dos teatros no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios. Hoje, o teatro é uma importante forma de arte e cultura reconhecida em todos os países do mundo. Alguns são mundialmente famosos, como o Teatro da Broadway (em Nova York) e o Teatro Cólon (em Buenos Aires). No Brasil, muitas cidades possuem um teatro, que fica conhecido como teatro municipal. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. Dá-se o nome de dramaturgia à arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
Origens da arte teatral
Existem várias teorias sobre a origem do teatro. Segundo Oscar G. Brockett, nenhuma delas pode ser comprovada, pois existem poucas evidências e mais especulações. Antropólogos ao final do século XIX e no início do XX, elaboraram a hipótese de que este teria surgido a partir dos rituais primitivos. Outra hipótese seria o surgimento a partir da contação de histórias, ou se desenvolvido a partir de danças, jogos, imitações. Os rituais na história da humanidade começam por volta de 80.000 anos AC.
O primeiro evento com diálogos registrado foi uma apresentação anual de peças sagradas no Antigo Egito do mito de Osíris e Ísis, por volta de 2500 AC, que conta a história da morte e ressurreição de Osíris e a coroação de Horus. A palavra ‘teatro’ e o conceito de teatro, como algo independente da religião, só surgiram na Grécia de Pisístrato (560-510a.C.), tirano ateniense que estabeleceu uma dinâmica de produção para a tragédia e que possibilitou o desenvolvimento das especificidades dessa modalidade. As representações mais conhecidas e a primeira teorização sobre teatro vieram dos antigos gregos, sendo a primeira obra escrita de que se tem notícia, a Poética de Aristóteles.
Aristóteles afirma que a tragédia surgiu de improvisações feitas pelos chefes dos ditirambos, um hino cantado e dançado em honra a Dioniso, o deus grego da fertilidade e do vinho. O ditirambo, como descreve Brockett, provavelmente consistia de uma história improvisada cantada pelo líder do coro e um refrão tradicional, cantado pelo coro. Este foi transformado em uma “composição literária” por Arion (625-585AC), o primeiro a registrar por escrito ditirambos e dar a eles títulos. As formas teatrais orientais foram registradas por volta do ano 1000 AC, com o drama sânscrito do antigo teatro Indu. O que se pode considerar como ‘teatro chinês’ também data da mesma época, enquanto as formas teatrais japonesas Kabuki, Nô e Kyogen têm registros apenas no século XVII DC.
Teatro no Brasil
O teatro em terras brasileiras nasceu em meados do século XVI como instrumento de catequese dos Jesuítas vindos de Coimbra como missionários e índios. Era um teatro, portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis. O primeiro grupo de Jesuítas a desembarcar na Bahia de Todos os Santos, em 1549, era composto por quatro religiosos da comitiva de Tomé de Sousa, entre os quais o padre Manuel da Nóbrega. O segundo grupo de missionários chegou à então Província do Brasil no dia 13 de julho de 1553, como parte da comitiva de Duarte da Costa. No grupo de quatro religiosos estava o jovem José de Anchieta (1534-1597), então com dezenove anos de idade.
A população estimada de 57 mil habitantes era composta por colonos, muitos deles criminosos, e índios em sua maioria de vida nômade. Os jesuítas mantinham os indígenas em pequenas aldeias, isolados de dois terríveis perigos: a vida desregrada e a escravidão impostas pelo homem branco explorador e o consequente retorno ao paganismo. A tradição teatral jesuítica encontrou no gosto dos índios pela dança e pelo canto um solo fértil e os religiosos passaram a se valer dos hábitos e costumes dos silvícolas – máscaras, arte plumária, instrumentos musicais primitivos – para as suas produções com finalidades catequéticas.
Tematicamente, essas produções mesclavam a realidade local (tanto de índios quanto dos colonos) com narrativas hagiográficas (vidas dos santos). Como toda espécie de dominação cultural prescinde um conhecimento da cultura do dominado, o Padre Anchieta seguiu o preceito da Companhia de Jesus que determinava ao jesuíta o aprendizado da língua onde mantivessem missões. Assim, foi incumbido de organizar uma gramática da língua tupi, o que fez com sucesso.
AQUI VOCÊ ENCONTRA telefones e endereços de teatros em Londrina!!
- Fundação Teatro Municipal de Londrina: R. Prof. João Cândido, 1217 – Telefone: não informado
- Teatro Marista: R. Cristiano Machado, 240 – Telefone: (43) 3374-3600
- Teatro Zaqueu de Melo: Av. Rio de Janeiro, 413 – Telefone: (43) 3337-6238
- Armazem Companhia de Teatro: R. Acre, 315 – Telefone: não informado
- Erasmo Guedes da Silva: R. Cuiabá, 39 – Telefone: não informado
- Teatro Paulo Moura: Av.Duque de Caxias, 3900 – Telefone: não informado
- Cultural Hall Londrina: R. Prof. João Cândido, 1156 – Telefone: (43) 3375-9912
- Teatro Mãe de Deus: Av. Rio de Janeiro, 670 – Telefone: (43) 3878-6800
- Anfiteatro Luigi Borghesi: R. Gomes Carneiro, 315 – Telefone: não informado
- Teatro do Clubinho: R. Américo Deolindo Garla, 224 – Telefone: (43) 3372-3600
- Cine Teatro Universitário Ouro Verde: R. Maranhão, 85 – Telefone: (43) 3322-6381
- Teatro Colégio Londrinense: Av. Juscelino Kubitscheck, 1652 – Telefone: (43) 3375-7474
- Fábrica de Teatro do Oprimido: R. Benjamin Constant, 1337 – Telefone: (43) 99948-1231