Universidade Estadual de Londrina abre vagas para turmas de graduação de professores

Estão abertas as inscrições para interessados em fazer uma nova graduação por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), do Ministério da Educação (MEC). O programa é destinado a professores em exercício na educação básica pública. As inscrições podem ser feitas somente pelo site do MEC.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) oferece 390 vagas, em 12 licenciaturas e em Formação Pedagógica. As aulas serão ministradas na UEL, aos sábados, feriados e em períodos concentrados de férias escolares. Os concluintes receberão diploma emitido pela Universidade na cidade de Londrina.

Para os professores a vantagem é a oportunidade de uma graduação em uma instituição pública de ensino superior de qualidade, sem necessidade de Vestibular e com atividades concentradas uma vez por semana.

As aulas começam no 2º semestre deste ano. São 30 vagas por curso. Com cerca de 3.200 horas, a 1ª licenciatura ofertada é em Pedagogia. A 2ª licenciatura, com aproximadamente 1.200 horas, é para professores que ministram aulas há pelo menos três anos em disciplina diferente de sua formação e a Formação Pedagógica com 800 horas.

Este ano serão ofertados os seguintes cursos de 2ª Licenciatura: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Música e Química.

Histórico

O Parfor é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior, com o objetivo de melhorar a qualidade da escola pública.



Dessa forma o programa atua em três frentes: a 1ª Licenciatura (Pedagogia), para professores em atividade e sem graduação, que atuam na educação infantil ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental; a 2ª Licenciatura, para professores licenciados que atuam fora de sua área de graduação e a Formação Pedagógica, para bacharéis que atuam na educação básica pública.

O objetivo é proporcionar formação adequada à área de atuação do professor, possibilitando a melhoria da qualidade da educação básica e também, o aprimoramento docente.

Segundo a coordenadora-geral do Parfor/UEL, professora Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza, em Londrina as atividades tiveram início há quatro anos, beneficiando 52 mil estudantes, de 45 municípios paranaenses, por meio do atendimento de seus professores. Ela explica que o impacto do programa pode ser avaliado pelos números significativos. Na UEL, somente em 2013, estão sendo oferecidas 30 vagas em 13 cursos. No Brasil, o Ministério da Educação abriu este ano cerca de 34 mil vagas.

“O foco é, eminentemente, melhorar a formação de quem está na sala de aula, muitas vezes sem a devida qualificação”, afirma ela. O Censo da Educação 2010 apontou que o Paraná tinha cerca de 23 mil professores atuando fora da sua área de graduação. Ela frisa que o Plano atende exclusivamente o professor em exercício na educação básica pública.

Fonte: O Diário





Deixe seu comentário