A reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Moreno, entregou na última sexta-feira (14/06) para a chefe da Coordenação do Patrimônio Cultural, do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Estado da Cultura, Rosina Coeli Parchen, o projeto arquitetônico final de reconstrução do Teatro Ouro Verde. O prédio foi atingido por um incêndio em fevereiro 2012.
Foram entregues pela reitora da UEL os projetos elétrico, acústico, hidráulico, cenotécnico e estrutural. Conforme apontou Nádina, eles seguem rigorosamente os pedidos técnicos da Coordenação do Patrimônio Cultural. “Foram atendidas todas as recomendações e alterações apontadas”, disse.
Nádina Moreno informou que com a aprovação dos projetos será possível abrir o processo licitatório para a reconstrução do Ouro Verde. “O edital começa a ser elaborado ainda esta semana”, informa.
Os projetos arquitetônico, técnicos e complementares foram elaborados pelos profissionais do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Londrina (Sinduscon) com colaboração dos professores do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU).
Eles seguem inclusive as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já que o Ouro Verde é uma construção tombada. A Coordenação de Patrimônio Cultural é responsável pelos assuntos relativos à preservação do patrimônio arqueológico, histórico, artístico e natural do Paraná.
Fonte: O Diário